quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sushi

 Ensaio para Sushis diversos

Ensaio para Sunomono

Ensaio para Sushis diversos

Ensaio para Futomaki


 Ensaio de Tamago

Ensaio de sushis diversos

Leve, de fácil digestão, extremamente nutritivo e muito saboroso. Compre peixes, crustáceos e moluscos sempre frescos, preferencialmente direto na fonte, ou seja, com pescadores. Saiba reconhecer se o peixe é realmente fresco, observe o cheiro, peixe fresco tem cheiro de mar e não de peixe, observe as instalações do peixeiro ou mercado, nunca compre em Hipermercados, pois a qualidade deles para o preparo de Sushi é sempre duvidosa, caso não seja possível encontrá-los frescos, a NETUNO tem cortes especialmente feitos para esse fim, congelados e embalados a vácuo (Atenção na hora de descongelar).

O preparo de Sushi exige habilidade manual, muita paciência e treinamento constante. Para usufruir melhor da disponibilidade de cada peixe, fica claro a necessidade de conhecer a estrutura anatômica de cada espécie, se percebe isso na hora de limpar e principalmente na hora de retalhar e filetar, a estrutura óssea de cada espécie tem uma constante e muitas variáveis, então tem que saber onde tem espinha e retirá-las uma a uma com a pinça. Quanto mais peixes se souber trabalhar, mais fácil o trabalho ao longo do ano, já que não da pra encontrar todo tipo de peixe fresco e disponível todo o ano.Conforme se vai trabalhando com Sushi a gente acaba por desenvolver estratégias e técnicas próprias, a parte operacional melhora a cada vez que você repete o processo.

Estudando-os se entende o porquê dos Japoneses terem a maior expectativa de vida do planeta, tudo é feito com muito ritual, higiene e cuidado, tudo é muito fresco e muito saudável. O Sushi sempre me intrigou, pela beleza, pelo colorido e pelo exotismo. Coma sempre na companhia de amigos, sorria, alimente o corpo e a alma, isso fará muita diferença, depois de apreciar o visual, feche os olhos brevemente ao degustar, use pouco Shoyu e bom apetite.




Sérgio Muniz.

5 comentários:

  1. Meus parabéns parceiro
    muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Agora sou uma seguinte, hein... Meniiino, muito bom o blog. Comidas à parte, adorei o texto inicial...

    ResponderExcluir
  3. Nota 10, Sérgio. O blog está ótimo. adorei o coentro do papel de parede. E o texto e as imagens do sushi estão otimos!! Parabéns, sucesso e longa vida ao blog...cadastra meu e-mail, visse.

    ResponderExcluir